Cristiane Dias

Minha foto
Um blog bem diversificado com assuntos interessantes e atuais. Além de muitas dicas de manutenção para seu computador e navegação na web.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Alimentação Canina:Mitos ou Verdades?


Sempre ouvimos falar que cachorro não pode comer, osso, pão e mais um monte de coisas, nesta matéria vamos abordar o que pode ser ou não dado a nossos animais sem prejudicar sua saúde.

1: Cachorro pode comer osso?
Não - Comer ossos podem causar perfurações gástricas e intestinais sendo necessário intervenção cirúrgica.

2: Pode dar pão para o cachorro?
Sim - O pão é muito apropriado para o cachorro já que não contém nenhum alimento nocivo à sua saúde. Deve se levar em conta a quantidade e a frequência, sempre com moderação o pão deve ser dado como uma guloseima, as vezes, bem assado e em pequenos pedaços sem manteiga, sem geléia.

3: Podemos dar restos de comida para eles?
Não: Porque foram feitos com temperos para humanos e esses temperos são prejudiciais para o cão.

4: Então os cachorros não podem comer comida?
Sim - Desde que sejam preparadas com alimentos específicos para eles, como arroz canino com vegetais bem cozidos, pequenos pedaços de frango, tudo bem cozido, sem acréscimo de temperos para humanos, os temperos como:óleo, cebola, alho, sal, fazem mal para o cão.

5: E chocolate? Cães adoram chocolate,podem comer?
Não - Chocolate contém uma substância tóxica para o cão chamada teobromina (metilxantina) que em grandes quantidades pode ser letal para o cão.

6: E outro tipo de doce pode?
Não - Animais não podem comer doce por provocar cáries, diabetes e obesidade, além de vômitos, diarréias, estragam os dentes do animal podendo causar infecções bucal e muita dor.

7: O leite então é um alimento ideal para os cães?
Errado: Cães e até mesmo os gatos não possuem em seu organismo grandes quantidades de lactase, enzima essencial para a digestão do leite, isso significa que a maioria dos bichos apresentam intolerância à lactose, ocasionando dores abdominais e diarréias.

8: Cachorro não precisa escovar os dentes todos os dias, certo?
Errado - Assim como os humanos os cachorros também devem ter seus dentes escovados todos os dias, ao contrário do ser humano o cachorro não possui uma boca alcalina ocasionando ainda mais o aparecimento de tártaros, a saúde bucal do cão é tão importante quanto a do humano.

Veja abaixo alguns alimentos da nossa dieta que podem ser oferecidos para nossos amigos de patas.


Leve em consideração o hábito do cachorro se você adotá-lo já adulto, para introduzir uma alimentação saudável comece aos poucos, pois este cachorro se for proveniente das ruas está acostumado a comer muitas porcarias, restos de comidas, enfim, comece misturando retos de comida com ração para ele ir acostumando e por fim dê só ração ou comida feita especificamente para ele.
Para os filhotes acostume-os desde cedo com ração adequada para seu porte e sua raça.
Modere nas guloseimas, não acostume mal seu cão isso pode prejudicar sua longevidade.

Um comentário:

  1. Eu sempre dou um pedacinho de doce quando estou comendo,fico com dó da carinha que o Rufus faz,mas agora não vou dar mais não,quero que meu cachorro viva muitos anos caninos e bem.Obrigado pelos esclarecimentos. - Paula Guedes.

    ResponderExcluir